segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O que está a mudar no papel de secretária executiva

A secretária executiva tem uma mudança de título que mostra a alteração prática que este cargo tem vindo a sofrer. A ‘’simples secretária’’, que se limitava a atender o telefone, a redigir cartas no computador, a gerir a agenda e a organizar eventos, hoje em dia deve, para além de tudo isto, planear reuniões, interagir com os clientes, com vendedores e com o público em geral, supervisionar o escritório e algum tipo de pessoal, tratar das compras… e até dar formação a outros colaboradores como estagiários ou iniciantes desta área.
Na opinião de Sónia Nunes, da Dynargie Portugal, ‘’uma secretária eficaz deve agir proativamente, desafiando o que está estabelecido sempre que acredita que há formas mais eficazes de trabalhar, manifestando uma postura assertiva e confiante; deve saber gerir situações de conflito e lidar com interlocutores de perfis muito distintos, adaptando a sua linguagem e escolhendo o melhor meio de comunicação, e como é muitas vezes o rosto e a voz da empresa, deve ter um cuidado especial com a imagem que passa, encontrando um equilíbrio entre o seu estilo próprio e aquilo que a empresa quer transmitir.’’

Fonte: ‘’As novas secretárias”, de Maria João Alexandre, Executive Digest, outubro de 2013

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