quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Como organizar e gerir o secretiariado

Tarefas Rotineiras do secretariado

·         Verificar e compatibilizar a sua agenda com a do chefe

·         Assegurar que as reuniões agendadas estão confirmadas e devidamente preparadas

·         Certificar-se que os documentos do dia anterior estão devidamente arquivados

·         Separar, planear e organizar o trabalho do dia

·         Fazer o levantamento e entrega da correspondência e os telefonemas urgentes

·         Dar seguimento ao trabalho administrativo como a assinatura e expedição de cartas, envio de cheques e faturas, fotocopiar e arquivar documentos

·         Pôr em dia o trabalho atrasado

Secretária-rececionista

Atendimento ao visitante: Pergunte educadamente quem é e o que pretende. Passe

rapidamente as informações ao destinatário. Se a reunião estiver atrasada acompanhe

pessoalmente o visitante à sala de espera e pergunte se deseja água, café, etc.

Limpeza das salas: Pertence à secretária-rececionista a tarefa de zelar para que a

sala de espera esteja limpa e arrumada. Verificar se as revistas e os jornais são recentes.

E ter especial atenção à limpeza dos cinzeiros e à frescura das flores.

Segurança: Não permita a entrada de pessoas não autorizadas e cuidado com os

embrulhos suspeitos ou a correspondência sem remetente. A secretária-rececionista é

a primeira responsável pelo cumprimentos das normas de segurança da empresa.

Agenda de contactos: Listas com o nome e função dos colaboradores, é suposto possuir outras listas de contactos frequentes como táxis, serviços rápidos de entregas, etc.

 

Apoio administrativo

Informática. A secretária tem de dominar perfeitamente o software informático, nomeadamente os programas de processamento de texto (quer ao nível das funções de estilo e formato do documento bem como outras funções de edição como a inserção de imagens e logótipos, corretor ortográfico, etc). E também saber utilizar outras ferramentas como o correio eletrónico, Internet, folhas de cálculo e apresentações em PowerPoint.

Arquivo. Apesar de aparentemente parecer uma tarefa fácil, fazer um bom arquivo

requer sistematização e organização. O principal teste à sua eficácia é a sua facilidade

de consulta por outras pessoas, que não a secretária. O mais importante no arquivo são

os itens de classificação de documentos (ordem alfabética, numérica, geográfica, por

assunto, autor, etc.) Mais uma vez é essencial o domínio de ferramentas informáticas.

Reuniões. É necessário saber distinguir entre reuniões correntes das reuniões de

âmbito estratégico que exigirão mais cuidado na preparação. Nestas o papel da

secretária é decisivo. Quer na fase preparatória (marcação de sala, de presenças, envio

de documentação de suporte, etc); quer no próprio dia da reunião (acompanhamento

dos trabalhos), quer na fase posterior (envio de minutas, documentos de síntese, etc).

Gestão da informação. Uma das suas tarefas mais importantes da secretária é a de

saber recolher e distribuir informação. A secretária é, em qualquer empresa, um

verdadeiro centro de informação. Convém, por isso, criar mecanismos pessoais de

organização dessa informação de forma a poder responder rapidamente a pedidos

inesperados. E criar mecanismos de proteção de informação confidencial.

 

Novas exigências

Assuntos jurídicos: É necessário que a assistente tenha uma noção geral do regime

de contratos de trabalho e dos direitos e deveres dos trabalhadores. Em caso de

dúvidas deverá ter uma boa rede de contactos de especialistas em assuntos como:

despedimentos, novos contratos, seguros, férias, faltas justificadas ou injustificadas.

 

Novas tecnologias: Caso não tenham competências específicas nesta área é inevitável

que as ganhem rapidamente frequentando, por exemplo, cursos intensivos de formação.

 

Controlo financeiro: Alguns diretores investem na gestão financeira diária da sua

empresa às assistentes. Estas têm obrigação de saber elaborar e controlar orçamentos,

analisar extratos bancários, emitir cheques, calcular impostos ou fazer transferências

bancárias. Espera-se que uma assistente eficaz detete eventuais irregularidades na

faturação ou que alerte o seu diretor para os gastos excessivos ou inúteis.

 

Serviços externos.: A assistente deverá manter uma relação próxima com todas as

prestadoras de serviços externas à empresa. São exemplos as agências de viagens, as

empresas de aluguer de automóveis, as companhias aéreas; os hotéis, serviços de

limpeza, entregas rápidas, restauração, etc. No caso das viagens será importante estar

particularmente atenta a questões como os passaportes, vistos, tarifas ou câmbios.

 

Procedimentos comerciais: É essencial conhecer os processos burocráticos das

diversas operações comerciais. Termos como guia de remessa, nota de encomenda,

fatura pró-forma, letras, nota de crédito, factoring, devem constar do vocabulário de

uma assistente eficaz.

 

Fonte: http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&ved=0CC8QFjAA&url=http%3A%2F%2Fw3.ualg.pt%2F~jmartins%2Fgestao%2Fgerir.o.dia-a-dia%2Fsecretariado.pdf&ei=RIapUq_YAsGs7QbmqoCQAQ&usg=AFQjCNE_dbv0xrXIIBAS_dCeux3WujEcTw&sig2=Pm_OJQzGcbNXg50GXSRDqg&bvm=bv.57967247,d.Yms

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